terça-feira

.
A série Vaga-lume traz um conjunto de livros independentes entre si com histórias dirigidas ao público adolescente. Os livros reúnem valores formativos na personalidade do ser humano adicionado ao imaginário, à fantasia, à aventura e também à realidade da vida cotidiana. Os gêneros são os mais variados e vale realmente à pena ler, mesmo que vc não esteja mais na faixa-etária (11 a 14 anos).
Essa coleção fez parte da minha adolescência e foi um marco na minha "vida literária". Não foi exatamente onde eu tomei o gosto pela leitura, isso aconteceu entre meus 6 e 7 anos (essa é outra história), mas fez parte significadamente da solidificação da minha paixão por livros. Os meus preferidos são: Sozinha no mundo, A ilha perdida, Pequenos Jangadeiros e Barcos de papel. Nâo desmerecendo nenhum outro, claro! Abaixo segue alguns dos livros e um resumo. Opinei nos meus preferidos.

Henrique e Eduardo costumavam passar as férias na fazenda do padrinho em Taubaté. Essas férias não foram diferentes. Logo nos primeiros dias percorreram sozinhos grande parte da fazenda,subiam e desciam morros. Uma tarde os meninos ficaram no alto do morro olhando a ilha perdida, e Henrique teve a idéia de fazer uma excursão até a ilha sem falar a ninguém. Deu um jeito de arrumar uma canoa e suprimentos para comerem enquanto tivessem por lá. Eles estavam tão contentes que mal podiam acreditar que afinal iriam até ilha. A aventura estava maravilhosa, o dia na ilha era o que eles mais queriam, porém com o final do dia, o sol estava cada vez mais fraco e logo seria noite. Com a euforia do passeio não perceberam que se distanciaram demais da canoa e da margem do rio o que os fez se perderem. Então, Eduardo subiu em uma arvore para ver se avistava a margem do rio, mas tudo era uma mata só. Resolveram achar um lugar para dormir e no dia seguinte veriam o que fazer. Em meio dessa aventura "mal acabada" aparece Simão, um velho e único morador da Ilha Perdida. Foi aí que a aventura realmente começou. Por vários dias os meninos ficaram na ilha na companhia de Simão que lhes ensinou muito sobre a mata e os animais. Quando a família deles apareceu, Simão apenas pediu que se perguntassem sobre ele era para dizerem que se tratava de uma lenda, pois Simão temia por sua segurança e dos seus amigos animais. Essa história é muito interessante, foi a que mais me marcou da coleção. Para a idade direcionada, as aventuras de Eduardo e Henrique chegam a ser um convite e o despertar para o interesse constante à leitura.  
.
Pimpa só tem 14 anos e está sozinha no mundo. Sua mãe acaba de falecer no ônibus que a trouxe para São Paulo. Ela precisa encontrar com toda urgência seu "tio" Leonel, o único parente que lhe restou. Além de Lila, uma oncinha de pelúcia quase gente, será que ela poderá contar com a ajuda de alguém numa cidade tão grande? As respostas para esta e outras perguntas você encontrará nesta história terna e delicada, de amizade e de grande emoção. Esse livro foi o segundo que eu li da série, tinha 11 anos. Como menina, me identifiquei muito com Pimpa e aprendi valores e liçoes de vida importantes, descobrindo que a adolescencia não é apenas um "mundo" impenetrável onde se "pode tudo", como pensam grande parte dos adolescentes de hoje.
.
Três meninos embarcam em uma viagem de jangada pelo São Francisco. O velho Quinquim, um experiente pescador, resolve acompanhá-los. Mas o passeio se transforma em uma aventura quando o rio mostra seus perigos e sua força. São noites dormindo em ilhas, almoço "caçado" e "pescado" por eles, redemoínhos, animais selvagens... onde as emoções não páram, só aumentam a cada página. Este é um dos meus livros favoritos da série. A aventura vivida pelos meninos do livro é cheia de ensinamento. para quem gosta de animais e natureza, é um dos melhores!
.
Barcos de Papel conta a história de quatro garotos que descobrem uma caverna misteriosa. Intrigados, eles penetram em lugares cada vez mais estranhos e acabam se perdendo. Aventura, perigo e emoção definem a história. Quando parecia que tudo estava perdido eles conseguem se salvar mandando mensagens através da nascente do rio que brota da caverna para o lago, em barcos feitos de papel. Essa aventura é tão exitante que vc não pára antes de ler o livro inteiro. Está entre os meus quatro preferidos. A amizade e a confiança são fundamentais para que o final acabe bem.
.
Pobre e órfão de pai, Tonico sonha com uma vida independente e precisa começar a trabalhar. Na rua, conhece Carniça, um menino da sua idade, mas que vive na rua desde muito pequeno. Entre os dois nasce uma grande amizade e Carniça ensina a Tonico o que é viver na rua e os perigos que ela tem. 
Continuação da história anterior, neste livro, Tonico volta a estudar de manhã, como fazia quando seu pai era vivo e o seu Tio Severino lhe promete um presente que na verdade é uma cadeira de engraxate que ele trabalha junto com seu amigo Carniça. Ele na parte da tarde e Carniça na parte da manhã.Carniça também volta a estudar, esta é a condição que o seu tio Severino, sua mãe Zenaide e sua avó Dona Corália impõem a ele para que ele possa também trabalhar na cadeira, junto com Tonico. O negócio deles vão indo muito bem, a coisa vai bem até o dia em que seu amigo Carniça é assaltado, enquanto trabalhava em seu turno.Ele fica tão preocupado, tão desesperado que pensa que é a família de Tonico que vai pensar que é ele quem andou roubando a cadeira. A coisa vai indo, os ladrões falam com Carniça que isso é apenas uma taxa de proteção, o dinheiro que eles recolhem para cadeira ser protegida. Carniça desconfia de que os ladrões são da favela e que o revólver que eles utilizam é de brinquedo. Pensando nessa hipótese, Carniça reage ao assalto e é baleado. 

Vítimas de um naufrágio, três irmãos vagam num pequeno bote, perdidos no litoral da Bahia. Os perigos no mar são muitos e eles, apenas crianças... Com pouca água, sem praticamente nenhuma comida, mas muita união e vontade de viver, eles lutam contra os perigos que os cercam.



Ricardo e Maneco passam as férias numa fazenda. Ao percorrer trilhas na mata, os dois irmãos se perdem e têm de enfrentar grandes perigos. Imaginem um lugar cheio de animais e situações inesperadas... Essa é a aventura que eles queriam?
A impressionante luta de um menino que é discriminado e perseguido por ter nascido com asas. Mas ser diferente é um crime? Parece que sim, pelo menos para a maioria das pessoas que conhece aquele menino que nasceu com asas no lugar dos braços. O Menino de Asas, porém, não se deixa intimidar: vai fazer de tudo para vencer a rejeição. Nessa luta, além do preconceito, ele pode descobrir também a amizade e o amor.
Explorando o lado desconhecido de uma ilha deserta, um naturalista e seus companheiros se vêem à mercê de fantásticos enigmas da natureza.
O amor de Zezinho por sua porquinha é tão grande que, quando seu pai quer vendê-la, o menino faz de tudo para evitar a separação. A história fala do amor incondicional de um menino e seu animal de estimação.
Aqui, o escritor introduz seu leitor, público juvenil, na realidade do mundo. O início da vida de Danilo Marino, acontece num período histórico para o Brasil, o Golpe Militar de 1964. Amor, profissão - escolhas difíceis na vida -, dificuldades financeiras, momento político efervecente, um nono que sumiu, uma herança - esses são alguns dos ingredientes da trama que se pode acompanhar nesse livro.

Este livro conta uma trama envolvendo Léo, que trabalha como mensageiro do Emperor Park Hotel, um hotel cinco estrelas que hospeda muita gente influente. A história mostra o sufoco que Leo passa para desvendar um mistério. Léo vê um corpo no quarto 222, um cadáver de um homem com cara de índio, quando ele conta o que viu começa a viver perseguições. Como ninguém acredita na história de Léo, numa trama perigosa, planejada por pessoas sem escrúpulos, Léo é demitido do hotel, mas apesar disso resolve investigar o caso deste assassinato. Conta com a ajuda de seu primo, amigo e detetive Gino e também com Angela, seu primeiro amor. A história, que se passa na cidade de São Paulo, mostra que a partir desta investigação particular Leo se envolve com contrabandistas muito ricos não tendo nenhuma prova contra eles. Léo é perseguido pela polícia que acredita que o rapaz tenha algum problema mental.  Contando com seus auxiliares após muitas tramas e perigos, Leo consegue provar sua inocência e colocar os verdadeiros criminosos na cadeia.

O rapto do garoto de ouro' traz a história de um cantor que é raptado antes de seu show e dois jovens detetives são chamados para resolver o caso. Para isso, se envolvem com os mais estranhos tipos de moradores do Bexiga, bairro boêmio da região central de São Paulo. Mesmo tendo como pista uma agenda com nome e endereços, os detetives conseguem solucionar o caso de maneira extraordinária. Segunda aventura de Léo, o mensageiro do cinco estrelas, que participa ativamente dessa outra trama. 
.
É a terceira aventura de Léo,  Angela e Gino. Boa-Vida, um sanfoneiro muito querido por todos, é assassinado. Mas, quem pode estar interessado no assassinato de um pobre sanfoneiro? Leo, Gino e Ângela resolvem investigar o crime, descobrindo uma estranha galeria de suspeitos. Tudo o que se sabe é que ele era muito querido por todos. De cara, descobriram que a arma do crime era uma espécie de sabre chinês, muito bonito, com desenhos orientais no cabo.
.
Nesse livro, Tinho torna-se o centro do conflito entre especuladores e os moradores do Beco, região pobre da cidade disputada por interesses imobiliários.



Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vive, e é nela que Marta vai perceber o sentido da luta social e do amor. Em 'Açúcar Amargo', Luiz Puntel retrata com sensibilidade a vida dos trabalhadores rurais, pela perspectiva de uma jovem decidida.
'Pega Ladrão' conta a história dos conflitos de Zeca no seu primeiro emprego, numa agência de publicidade, em meio ao mal-estar provocado por roubos e desconfianças.
Um herói jovem e simpático revive o encanto das histórias de cavalaria da Idade Média, na eterna cruzada do Bem contra o Mal. Xisto, em meio as suas aventuras se depara com personagerns inusitados como bruxas e vampiros. Ele luta para o bem vencer e para isso precisa ser corajoso. É um livro maravilhoso e muito interessante!
Xisto é um rapaz de dezessete anos que adora pastéis de queijo e já salvou a Terra do Homem Planta, do Senhor do Tempo e do 'Que vê sem ser visto'. Mas, dessa vez, sua missão será interplanetária, onde irá atrás do Rutus, o que não tem sangue, para que possa salvar o planeta mais uma vez..Assim, para impedir que Rutus destrua o Universo, Xisto tem de empreender uma longa e perigosa viagem interestelar e enfrentar alienígenas.
Terceira aventura de Xisto. Um disco voador se espatifa no mar, dando início a uma seqüência de fatos estranhos que obrigam Xisto a entrar em ação.

Trata-se de um livro de histórias policiais (romances policiais), em que a história gira em torno de assassinatos seguidos. As vítimas são todas ruivas legítimas, com a coloração capilar que lembra o fogo. Antes de morrer recebem um estranho pacote embrulhado, que contém dentro um escaravelho e que depois descobrem o nome cientifico que parece anunciar sua morte. Tudo começa com o assassinato de Hugo. Seu irmão Alberto, estudante de medicina, com a ajuda de Inspetor Pimentel e subinspetor Silva resolvem solucionar o mistério. Em uma de suas buscas pelo assassino de seu irmão e de outros ruivos da cidade, Alberto conhece Verônica, uma simpática senhorita que vive na pensão de Cora O'Shea, a partir disto, Alberto se vê dividido entre solucionar o mistério da morte de seu irmão, ou conquistar o amor de Verônica.

Crimes misteriosos relacionados a fenômenos paranormais desafiam a imaginação do leitor, numa seqüência de enigmas.
A borboleta Atíria nasceu com um defeito na asa, e foi criada como filha por uma Jitiranabóia. cresceu sendo super protegida, já que o defeito na asa a impedia de voar. Quando um animal misterioso começa a assassinar borboletas, a pequena Atíria acaba misturada na história, junto com o príncipe Grilo.


Cláudio vem de Curitiba ao Rio de Janeiro onde ficará hospedado por três dias. Patrícia, natural de Brasília, também chega ao Rio e fica na casa da tia. Os dois se encontram numa visita ao Palácio do Catete. Saem de lá juntos para visitar o Museu de Arte Moderna. Ele entra num boteco para pedir informações e quando retorna não a encontra mais. Bate no portão de um casarão e conversa com três rapazes. Um deles, usando uma camiseta coma inscrição “Bem-Vindos ao Rio”, diz que a moça teve um desmaio e está lá dentro sendo atendida pela tia dele. Mesmo desconfiado, Cláudio entra e acaba sendo trancado num quarto escuro junto com Pat. Quando Baixo, o chefe, chega junto com a namorada Tereca, Nariz conta o que aconteceu. Ele não se entusiasma muito porque o seqüestro foi feito sem planejamento nenhum e eles nem sabem se os dois têm ou não dinheiro. Nariz não dá o braço a torcer, acha que conseguirá uma boa grana com o resgate. Apesar de achar que Nariz fez bobagem, Baixo tenta assumir o comando da situação. Os bandidos sabem que o caso já saiu no rádio e na televisão. Baixo acha que devem soltar os reféns, Nariz não concorda e quer agir. Um dos seqüestradores liga para a mãe de Cláudio e diz para o pai dele ir ao Rio de Janeiro e se hospedar no mesmo hotel, levando cem milhões de cruzeiros para o resgate. Os pais de Cláudio chegam ao Rio e recebem novo contato dos sequestadores. Chegam também os pais de Pat e procuram o inspetor Walmor. Cláudio escapa por um buraco no teto do banheiro e ganha o telhado. Enquanto Baixo pensa no que fazer, Nariz, muito mais ágil sobe pelo buraco e faz Cláudio voltar depois de ameaçar Pat. Com essa atitude, Nariz volta a liderar o grupo. Cláudio e Pat escrevem uma carta que é entregue no hotel. Nariz, Baixo e Aliás saem para roubar um carro e se dão mal, são perseguidos pela polícia e quase pegos. Sebão, um desertor da quadrilha, conta o caso para a mãe e diz que sabe onde o casal está. Eles resolvem deixar uma carta escrita com letras de jornais e as fotos dos dois numa igreja do bairro do Catete. Baixo e Aliás entregam Cláudio para o pai de Pat e recebem o dinheiro. A quadrilha divide o dinheiro dentro do Opala roubado e separam-se. Aliás sobe o morro com a sua parte do dinheiro e vai até a casa de Sebão para dar uma relaxada. Ao ver o amigo, diz em tom de brincadeira que os outros foram presos porque alguém os delatou. Amedrontado, Sebão acaba revelando que foi ele o delator. Os dois brigam e a mãe de Sebão grita por socorro. Aliás é preso e o dinheiro recuperado. Nariz, Baixo e Tereca permanecem no Opala carregando Pat. Ouvem as notícias da prisão dos companheiros e tentam fugir pela zona sul. Nariz rouba um Chevette. Tereca desce e pede para Baixo lhe entregar sua parte depois. O carro é perseguido por uma viatura policial e acaba chocando-se violentamente contra um poste. Baixo morre no acidente, Nariz escapa e Pat consegue sair ilesa. A perseguição da polícia termina na saída de um cinema onde Nariz havia se escondido com a mala de dinheiro. 

Uma série de assassinatos começa a acontecer, nos estúdios da TV Mundial, uma grande emissora de televisão. Em meio a atores decadentes, atrizes em ascensão e jornalistas apaixonados por livros, um jovem repórter, com muita coragem, segue as pistas da trama sinistra e ameaçadora armada pelo criminoso. Em 'Enigma na televisão', mais uma vez Marcos Rey se mostrou um verdadeiro craque ao maquinar um enredo com situações surpreendentes, dando à trama um final inesperado.
.
Este livro fala de um garoto chamado Felipe que gosta muito de moto, ele veio do interior para a capital que é São Paulo para a casa dos tios, porque ele queria continuar os estudos. Lá em São Paulo ele concheceu varios amigos e uma garota muito interessante chamada Joyce, ele concheceu ela numa pista de corrida, ela era amiga da tia dele só que tinha um problema, ela era a guria mais bonita da cidade e era muito disputada pelos meninos e principalmente por Rato que era um dos melhores corredores de motocross e os dois começaram uma rivalidade des de ai. Mas como Felipe gostava muito de motocross pediu para o tio dele se ele não poderia competir, o tio dele disse que não e que tinha que continuar com os estudos, mas como Felipe é muito insistente ele conseguiu que o tio dele deixasse e o tio dele falou que iria treinar ele junto com o amigo dele mecanico chamado Tuta. Felipe começa na série prata como se fosse uma segunda divisão do futebol, ele começou a competir e ganhava todas porque ele tinha muita gana de chegar a série ouro para ganhar de Rato.E ele conseguiu chegar a série ouro. Os dois disputaram forte o campeonato, até que os dois chegaram na final, a final era tres corridas, uma em cada dia, na primeira corrida vence Rato e Felipe ficou muito bravo e esbraverjando com todo mundo, na segunda corrida vence Felipe, e chega tão esperado, a grande final, foi uma corrida muito disputada entre os dois, Rato vencia até a última volta mas na última volta Felipe passa Rato e mostra que tem garra de campeão.

A trama gira em torno de Campos Lara, poeta que, alheio aos aspectos práticos da luta pela sobrevivência, vive a embalar o sonho da criação literária. Casado com Maria Rosa, a relação é um desajuste só. Campos Lara sonhando, escrevendo, poetando; Maria Rosa batalhando, preocupando-se e, principalmente, azucrinando a vida do irresponsável marido. Os rendimentos conseguidos pelo poeta, dando aulas ou escrevendo para os jornais, são extremamente escassos e insuficientes para fazer frente às despesas da família. Os credores não dão sossego; o senhorio cobra os aluguéis atrasados; o dono da farmácia deixa de fornecer medicamentos para a filharada adoentada; a alimentação é parca e de má qualidade... A vida é um inferno. A todo esse desacerto, Campos Lara não dá a mínima atenção. Sua cabeça, povoada de versos e de orgulho intelectual não desce do limbo em que se encontra para encarar problemas triviais de manutenção familiar. Seus mirabolantes projetos literários enchem sua vida e seu tempo. Pula de emprego em emprego, vê seus alunos escaparem, e os que permanecem são os que não podem pagar. Maria Rosa luta desesperadamente contra a miséria e o infortúnio. Ao final, com a situação financeira mitigada, mas não de todo regularizada, Campos Lara e Maria Rosa ajustam-se e sonham com o futuro do filho caçula. Será advogado... engenheiro... Até que Campos Lara descobre que seu filho será, como ele, poeta... E isso o enche de orgulho, esquecendo todo o drama e o sofrimento que palmilhou durante toda uma existência, exatamente por dedicar-se à poesia, uma atividade sem qualquer compensação financeira, num país de analfabetos.
.
A Primeira Reportagem, livro voltado para o público adolescente, conta a história de Roberto que ao conseguir emprego em um jornal e realizar sua primeira reportagem, vê-se envolvido num perigoso caso de sequestro.
A caminho de uma praia, ao socorrer um homem ferido, três jovens acabam envolvidos numa perigosa disputa entre quadrilhas.
A trajetória e a determinação de Joãozinho - menino pobre, morador de região humilde da cidade - até sua entrada no disputadíssimo Ateneu.
Tonico e Perova desafiam os perigos do interior brasileiro no final do século passado. Buscam a mina dos Martírios, o sonho de todos os que procuram ouro e sonham em ficar ricos. Mata e aventureiros reservam muitas surpresas para os dois amigos.




De repente Marcão desaparece e a turma da rua 15 fica em povorosa. Quem é aquele homem estranho com uma horrível cicatriz no rosto? Por que Marcão desapareceu sem deixar vestígios? O que significa tanto movimento naquele velho casarão no fim da rua? Em busca da resposta para estas perguntas, Pedro, Serginho e Renato e toda a turma da Rua Quinze decidem entrar em ação. Você nem imagina do que esse grupo de jovens é capaz! O livro mostra cada passo da turma e proporciona uma surpresa a cada capítulo na grande empreitada para desvendar o mistério do desaparecimento de Marcão e todas as outras incógnitas que rondam o bairro.
.
Sakuraco parte em uma viagem para o Japão com o objetivo de cumprir uma missão que seu pai havia lhe dado. Ao embarcar no avião com destino a Arita, uma pequena cidade no Japão, Sakuraco destraída com sua bagagem não viu seu passaporte cai, e Nelson, uma passageiro, o encontra. Nelson chamou Sakuraco por seu nome verdadeiro, que havia lido em seu passaporte, sem saber que Sakuraco não gostava de ser chamada pelo seu nome original ele a chamou. Ela disse que não gostava de ser chamada por Sakuraco mais sim por Mônica. Já no Japão dentro de um metrô foi agredida junto com seus amigos, Nelson, Mario, Vera,Taeko e Renato. Tudo começou a dar errado, mas ela seguiu em frente com seus amigos para cumprir a missão que seu pai havia lhe dado,que era entregar um estranho objeto, que estava em sua mochila, para o avô. Mônica como gostava de ser chamada por todos, iniciou um namoro com Mário que lhe deu forças e coragem para enfrentar todas suas dificuldades que surgia pelo caminho. Nesta viagem Mônica perdeu sua melhor amiga de infância, Márcia, que foi brutalmente morta por uma enorme coluna de concreto devido um terremoto que aconteceu no prédio onde elas moravam. O fim da história é muito interessante com muitas revelações a Sakurako.

2

2 leitores:

  • Emoção na Superdotação on 03 março

    Seja bem vinda e que bom que gostou do blog.
    Vou ler o seu com calma, com certeza e claro que já li vários dos livros da série vagalume.
    Abraço.

  • Unknown on 09 abril

    Que legal! Estou atrás dos livros "O Caso da Borboleta Atíria", "Bem Vindos ao Rio" e "O Mistério do Cinco Estrelas". Alguns outros tem aqui, ó:

    http://www.portaldetonando.com.br/forum/infanto-juvenil-fontes-ofelia-e-narbal-t15202.html

    http://www.portaldetonando.com.br/forum/infanto-juvenil-rey-marcos-t6032.html

  • Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Translate

    Divulgue

    Divulgue

    Seguidores