quarta-feira

.

Estou lendo o livro A CABANA de Willian P. Young. Navegando pela internet eu encontrei algumas críticas literárias e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas pessoas falando sobre o livro em blogs, sites, espaço de comentários, fóruns... Claro, tudo que diz respeito a Religião e Futebol cria polêmica! Todo mundo discorda, critíca, briga, faz gracinhas... Entre tudo que eu li me chamou atenção a crítica do Pastor Michael Youssef, da Igreja dos Apóstolos em Alcântara, Geórgia. Estou transcrevendo-o abaixo. Também gostaria que TODOS que leram o livro façam o seu comentário particular, ok?

CRÍTICA LITERÁRIA DO LIVRO "A CABANA" por Pastor Michael Youssef

Depois de ler a popular ficção, “A Cabana”, é necessário trazer à luz alguns de seus erros. O romance é sobre um homem cuja filha foi assassinada brutalmente. Três anos depois desta tragédia, ele recebe um convite para se encontrar com a santa trindade na mesma cabana onde sua filha foi morta.

Cada membro da trindade aparece em forma física. Deus, o Pai, aparece como uma maternal mulher afro-americana que está sempre na cozinha cozinhando. Jesus é um homem oriental de meia idade vestido com uma camisa de tecido colorido com um cinto de multiuso em sua cintura. O Espírito Santo é uma delicada mulher asiática que adora jardinagem. O Espírito Santo descrito no romance declara que o grande mal do homem é sua independência de Deus, sendo que o próprio autor promova esta independência em seu livro, substituindo o Deus da Escritura com um deus com bem pouca semelhança com o Verdadeiro. O autor de A Cabana também zomba da importância e singularidade da Bíblia. Ele torna a Bíblia no que quer que sua imaginação pessoal conceba a respeito de Deus. Houve sempre um único plano para a nossa redenção. Um plano de Deus revelado nas páginas do Antigo Testamento, e completamente revelado através de Seu Filho Jesus Cristo. Por sua morte e ressurreição Jesus pagou a punição pelo pecado – trazendo libertação a todo aquele que coloca sua confiança nEle. A pergunta a fazer a si mesmo é esta: Estou disposto a aceitar o dom da vida eterna de Deus como revelado na Escritura? Sua vida eterna dependerá de como responderá a esta pergunta. Não seja levado por todo vento de doutrina, ou por suas emoções. Deixe que a sua mente seja o termostato que regula a temperatura de suas emoções. Não se iluda por descrições calorosas e não muito claras, quando toda a revelação de Deus pode ser encontrada em Seu livro – A Bíblia.
.
13 heresias encontradas no livro “A Cabana”

1. Deus o Pai, foi crucificado com Jesus.
Porque os olhos de Deus são puros e não pode considerar o pecado, a Bíblia diz que Deus não considerou Seu próprio Filho amado quando foi pregado na cruz, carregando nossos pecados. (Habacuque 1:13; Mateus 27:45).
.
2. Deus é limitado em Seu amor e não pode praticar a justiça.
A Bíblia declara que o amor de Deus e Sua justiça são os dois lados da mesma moeda – igualmente partes da personalidade e do caráter de Deus (Isaías 61:8; Oséias 2:19).
.
3. Na cruz, Deus perdoou toda a humanidade, esteja ela arrependida ou não.
Alguns escolheram um relacionamento com Ele, mas Ele perdoa a todos sem levar isso em conta. Jesus declarou que somente aqueles que vêm até Ele serão salvos (João 14:6)
.
4. Estruturas hierárquicas, sejam na igreja ou no governo, são perversas.
Nosso Deus é um Deus de ordem (Jó 25:2).
.
5. Deus nunca irá julgar as pessoas por seus pecados.
A Palavra de Deus repetidamente convida as pessoas para que fujam do julgamento de Deus crendo em Jesus Cristo Seu Filho (Romanos 2:16; II Timóteo 4:1-3).
.
6. Não há uma estrutura hierárquica na divindade, apenas um círculo de unidade.
A Bíblia diz que Jesus submeteu-se à vontade do Pai. Isso não significa que uma Pessoa seja maior ou melhor que a outra; apenas única. Jesus disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” Jesus também disse: “eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade” (João 4:34; 6:44; 14:26; 15:26).
.
7. Deus se submete aos desejos e escolhas humanas.
Longe de Deus submeter-se a nós. Jesus disse, “Estreito é o caminho que nos conduz à vida eterna”. Nós é quem devemos nos submeter a Ele em todas as coisas
.
8. A justiça jamais ocorrerá por causa do amor
A bíblia ensina que quando o amor de Deus é rejeitado, e quando o oferecimento da salvação e do perdão é rejeitado, a justiça precisa ocorrer senão Deus terá enviado Jesus Cristo para morrer numa cruz para nada (Mateus 12:20; Romanos 3:25-26).
.
9. Não existe essa coisa de julgamento eterno ou tormento no inferno.
A própria descrição de Jesus a respeito do inferno é vivida...não pode ser negada (Lucas 12:5; 16:23).
.
10. Jesus está andando com todas as pessoas por seus diferentes caminhos a Deus, e não importa de que modo você chegue a Ele.
Jesus disse, “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
.
11. Jesus está constantemente sendo transformado juntamente conosco.
Jesus que habita no esplendor do céu, está sentado à mão direita de Deus, reinando e governando o universo. A Bíblia diz, “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hebreus 13:8; Tiago 1:17).
.
12. Não há necessidade de fé ou reconciliação com Deus porque todos farão isso no céu.
Jesus disse, “todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:15; 3:36; 5:24; 6:40).
.
13. A Bíblia não é a verdade, porque reduz Deus ao papel.
A Bíblia é o fôlego de Deus. Com certeza, muitos homens em cerca de 1600 anos que colocaram a caneta no papel (por assim dizer), cada um com diferentes profissões e diferentes contextos, mas o Espírito Santo inspirou a obra deles com as palavras de Deus. Estes homens escreveram a mesma mensagem de Gênesis ao Apocalipse .

ENCONTREI TAMBÉM ALGUNS COMENTÁRIOS COMO:

"Com todo respeito, acho um equívoco chamar de heresias questões apresentadas numa obra de ficção que não tem a menor pretensão de reescrever ou reinventar o evangelho. Trata-se de uma excelente obra LITERÁRIA, que mescla suspense e fábula, cuja mensagem central tem a ver com a discrepância existente entre a relação homem-Deus pretendida pelo Criador e a que de fato existe, contaminada por regras, tabus e dogmas que mais distanciam o pecador de Deus do que o aproximam. Enquanto os evangélicos ficarem fechados em seu mundo repleto de preconceitos e discriminação, aqueles que mais precisam do amor de Deus continuarão mais afastados dEle." (Alexandre Luz)

"Li o livro e gostei. Para mim tais tratativas não são novidade, mas apresenta para um público imenso um bom discurso sobre algumas dúvidas sobre a divindade e do relacionamento Deus/homem.  Claro que muitas destas coisas são conjeturações do autor. Mas que nao deixam de ser verdades". (Adriano)

"Concluo que A Cabana é um grande salto na questão literária "gospel" e na reelaboração da imagem que temos de Deus". (Márcio)
 
"Comecei a ler o livro mas não quis terminar. Os personagens me deixou de boca aberta! parecem muito debochados, sutilmente irônicos. Isso me encomodou. Deus não é assim". (Evelyne Freitas)
 
"Livro muito interessante, no meu caso fiquei preso do inicio ao fim do livro... Durante o livro, você pode tirar varias coisas uteis para sua vida, e também refletir sobre ela". (Mário Rodrigues)
 
"Maravilhoso porque nos monstra Deus de uma maneira que nao estamos acostumados a ver,nos monstra Deus de verdade como ele quer ser visto. Divino num a simplicidade absoluta .Sem palavras pra definir a emoção que esse livro traz". (Carla C.)
 
"Parece mais auto-ajuda do que ficção. Leitura cansativa e previsível. A narrativa poderia ser resumida em pouquíssimas páginas, indo direto do início ao fim, sem a necessidade se arrastar de forma tão longa e boba". (Nirlei P.)
 
"Gostei do livro, apesar de o achar um pouco cansativo demais. O início da história é mais envolvente,mas a partir do momento em que Mack volta à Cabana, a narrativa torna-se meio cansativa.Tem uma história bastante interessante, mas o autor..." (Geovanna Deyse)
 
É... deu pra perceber que os ânimos são opostos...
E vc? O que achou?

4

4 leitores:

  • Giliard Josef on 04 março

    Eu li o livro em três dias. Não vi nada de heresia nele. Cada um tem o livre arbítrio de "entender" Deus como quiser.

  • me.buenamiga on 04 março

    Lí e a princípio tb fiquei um pouco "chocada" com a apresentação da Trindade, mas no continuar da leitura pude perceber oque o autor pretende: mostrar Deus fora dos estereotipos que existem: branco, barbas compridas...Jesus de olhos azuis (raridade entre judeus), enfim, não vi heresias. O problema é que as pessoas são engessadas desde que nascem e têm medo de pensar...
    Raquel, encontrei no aeroporto outro dia, um outro livro chamado "Encontre Deus na Cabana", do Pr.Randal Rauser (Ed. Planeta) e é muito interessante. É uma crítica às críticas feitas ao "A Cabana". Crítica inteligente totalmente baseada na Bíblia e não em interpretações particulares. Vale a pena ler.
    bjs
    eunice (do Ateliê Pulo do Gato, do Flickr)

  • QG on 04 março

    Boa dica Nice! Já tinha visto o livro em sites de algumas livrarias. Com certeza eu vou ler!
    Bjos

  • Anônimo on 30 agosto

    Não comecei a ler, mais vou pedir o direcionamento de Deus, pois que a vontade dele prevaleça, quem sou eu para jugar ou achar, Eu tenho certeza que Deus em Tudo tem um proposito e o seu poder e Ilimitado.
    Se caraterizarmos a nossa mente se fecharmos os nossos olhos. As pedras abrirão as suas mentes e os seu olhos dse abrirão.....

  • Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Translate

    Divulgue

    Divulgue

    Seguidores