segunda-feira

Quando nos vem a mente uma estante de livros ou uma biblioteca, logo imaginamos um amontoado de livros dispostos de maneira simétrica, em linha reta, um ao lado do outro... bem, alguns designers de estantes modificaram essa percepção! Temos, dessa forma, encontrado centenas de maneiras de guardar nossos livros. Mas será que cada uma dessas novas idéias dão conforto suficiente para que o livro tenha uma vida longa e útil?

Alguns modelos achados na net:

















COMO CONSERVAR SEUS LIVROS

Em primeiro lugar, é importante observar como guardá-lo.  O livro deve ficar em pé, formando um ângulo reto com a prateleira, já encostado ao próximo livro, um ao lado do outro, evitando pressioná-los um contra o outro, pois, caso contrário, além de ser necessário segurá-lo com força pela lombada para o retirar da estante, a possível umidade e calor local poderia deixar suas páginas manchadas ou coladas. Se de alguma forma, precisar guardá-los em pilhas, não as faça muito grande, o peso prejudica a estrutura do livro. Caso tenha algum livro guardado dentro de caixas, retire-os imediatamente se não quiser os perder, já que guardando dessa forma eles estragarão muito mais rápido. Escolha bem o local da estante em que guardará os livros: a luminosidade excessiva desbota suas capas e a umidade deforma tanto a sua capa como o miolo. Portanto, mantenha-os longe dos raios solares e da umidade.

Limpe-os regularmente (sem panos úmidos ou produtos de limpeza - um pano seco na capa e se estiver muito sujo, use um pincel para limpar as páginas. Acredite, isso prolonga em muitos anos a vida de um livro). Existem profissionais especializados em higienização de bibliotecas, que são capazes de identificar e limpar livros adequadamente. Nem sempre o que parece pó é realmente pó; pode ser algum tipo de fungo e estes são perigosos à nossa saúde. Caso desconfie que seu livro tenha algum corpo prejudicial, procure um profissional de higieniação de livros.

Ao ler um livro, certifique-se até que ponto pode abri-lo. Não podemos simplesmente abrir qualquer livro totalmente em um ângulo de 180 graus, pois assim forçamos a abertura. Com certeza sua lombada irá quebrar‑se, mais cedo ou mais tarde, de acordo com a qualidade e tipo do material com que o livro é feito e encadernado.

É importante não guardar nada dentro dos livros (isso não serve para os marca-páginas, mas só enquanto você está lendo), não pegá-los de mãos sujas, nem comer ou beber enquanto lemos ou o transportamos com as mãos, nunca, jamais usar durex ou cola branca, elas contém produtos químicos que mancham as páginas irreversivelmente, não dobrar as páginas ou fazer "orelhas", não se apoiar no livro durante a leitura, não usar clipes, pois o metal enferruja, mancha e torna as folhas quebradiças nos locais de exposição. Tente não usar marca textos nem rabiscá-lo, no entanto se for muito necessário utilize um lábis 6b (desenho) que é macio e não marca.

O suor das mãos danifica qualquer tipo de encadernação. Para evitar esse dano, caso precise transportá-lo por muitos dias ou ainda se ele for "de cabeceira", como os de auto ajuda, proteja-os dentro de uma pasta. Caso eles fiquem sempre em sua mesa, faça uma capinha de collor set, que deverá ser cortada da altura certa de seu livro, não havendo dobras na cabeça e pé do livro. A capa dobrará apenas no corte lateral do livro (lado oposto à lombada). Usando essa técnica elimina-se o péssimo hábito que algumas pessoas adotam: o de encapá-los com fita adesiva e papel de presente (dois grandes verdadeiros vilões dos livros). Alguns livros já são vendidos com capas de proteção, que normalmente tiramos e jogamos fora; o que é um grande erro, uma vez que essas proteções gratuitas ajudam muito em sua conservação. É comum encontrarmos livros com fitas adesivas nas lombadas, ou mesmo encapadas com contact transparente; no primeiro caso, danifica-se a lombada e o fundo do corpo do livro (miolo do livro); já no segundo, perde-se toda a capa e a lombada. O uso do contact ou da fita provocam danos irreversíveis à capa do livro e muitas vezes se estende até o seu miolo.

Parte deste texto é de: Elisa Mello kerr
http://elisakerr.wordpress.com/a-arte-de-encadernar/como-conservar-seus-livros/

1 leitores:

  • Liana Patricia Alves on 12 janeiro

    Gostei + da q fica debaixo da escada. guardo meus livros em uma estante tradicional mesmo, no meu quarto e adorei as dicas para mantê-los vivos rsrsrs.

  • Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Translate

    Divulgue

    Divulgue

    Seguidores