quinta-feira

O Pequeno Príncipe é um romance, um verdadero clássico da literatura infantil estrangeira, publicado por Antoine de Saint-Exupéry em 1943 nos Estados Unidos.

Digo um clássico infantil pq, em sua criação fora destinado às crianças... no entanto apresenta um grande teor poético e filosófico.
Era uma vez... um príncipe que vivia em um pequeno planeta, na verdade, no Asteróide b- 612. Ele ama seu lar e sua rosa, que é a rainha do seu mundo! Mas um dia o Pequeno Príncipe decide viajar pelo mundo, conhecer os mistérios e as coisas interessantes. Viaja então até a Terra, onde, sem saber onde aterissar acaba parando no deserto.
Lá encontra um homem que se empenha em consertar seu avião. Quando ele ouve uma pequena voz lhe pedindo para desenhar uma ovelha, toma um susto e observa o pequeno visitante. Daí os dois começam a criar uma grande amizade. Ele descobre que o príncipe veio de um planeta tão pequeno que ele podia observar o pôr do sol a qualquer momento que quisesse, tendo apenas que se virar. A razão por que ele queria a ovelha era porque as ovelhas comem pequenas plantas. Ele queria que a ovelha comesse os baobás que eram um grande problema em seu planeta. O homem responde que os baobás são árvores grandes, mas o príncipe explica que elas começaram pequenas. No desenrolar da conversa, o príncipe fala da sua flor e mostra preocupação, pois as ovelhas também comem flores. A flor, apesar de bela e cheirosa, era boba e exigente. Mesmo que ingenuamente não tivesse medo de tigres, crendo que seus espinhos a protegeriam, ela exigia que o príncipe construísse uma tela para protegê-la do calor. Ela lhe disse para colocá-la debaixo de uma esfera de vidro à noite para protegê-la do frio. Contou ao homem que apesar de amá-la, ele se cansou de ouvir suas palavras e suas exigências, por isso ele deixou o planeta. Antes de chegar à terra, visitou muitos planetas. Um rei vivia no primeiro planeta que ele visitou. O rei ficou feliz em ter um súdito. O rei exigiu obediência. Ele tentou fazer o príncipe ficar, mas o príncipe partiu, pensando em como as pessoas adultas são estranhas.
Um homem presunçoso ocupava o segundo planeta. O homem presunçoso queria que o príncipe o aplaudisse e o saudasse. O príncipe se cansou disso, e quando partiu, estava mais convencido do que nunca de que os adultos eram muito estranhos.Um bêbado ocupava o terceiro planeta. O príncipe perguntou por que ele bebia. O bêbado respondeu que ele bebia para se esquecer de se sentia envergonhado por beber. O quarto planeta era ocupado por um homem de negócios que não fazia outra coisa senão contar estrelas, dizendo que eram todas dele. O príncipe pensou que esses homens eram tão estranhos quanto os outros. O quinto planeta era o menor, e era ocupado apenas por um acendedor de lampiões, cujo trabalho era acender a lâmpada solitária da rua. Contudo, o acendedor estava exausto, dizendo que seu trabalho já tinha sido muito melhor. Ele acendia a luz da rua à noite e a apagava pela manhã, dando-lhe o resto do dia para descansar, e ele podia dormir à noite. Contudo, o planeta começou a girar mais e mais rápido. O dia durava apenas um minuto, por isso ele tinha que constantemente acender e apagar a lâmpada. O príncipe sentiu muito ter que deixar este planeta, pois os dias curtos significavam que ele tinha muitos pôr do sol.
O sexto planeta era maior e ocupado por um geógrafo. Mas ele era incapaz de contar ao pequeno príncipe qualquer coisa sobre o seu planeta, porque não era um explorador. Ao invés disso, ele pediu ao príncipe que lhe falasse sobre o seu país. O príncipe disse que ele não era muito interessante, porque era pequeno. O geógrafo aconselhou o pequeno príncipe a visitar a terra.
Quando o príncipe visitou a terra, ele não viu ninguém a princípio. Ele continuou andando e por acaso encontrou um jardim de rosas. Ele ficou muito triste ao perceber que sua flor, que ele achava ser completamente única, era apenas uma rosa comum como aquelas no jardim. Então ele encontrou a raposa. Ele pediu à raposa para brincar com ele, mas a raposa disse que não podia, pois a raposa não era mansa, o que o príncipe não entendeu. A raposa explicou o que ela queria dizer, e disse ao príncipe que se ele quisesse um amigo, teria que cativá-lo. Então eles criariam um vínculo, e seriam únicos um para o outro. O príncipe percebeu que sua rosa tinha lhe cativado. Ele voltou todos os dias para ver a raposa, sentando mais perto cada dia, até que a raposa foi cativadaa e eles ficaram amigos. Quando o príncipe foi embora, a raposa lhe disse que ele era responsável por sua rosa, porque ele a tinha cativado.
Depois de alguns dias, o príncipe descobriu que ele precisava voltar para casa para cuidar de sua rosa. O narrador ficou muito triste, mas o príncipe disse que eles sempre seriam amigos e que toda vez que o narrador olhasse para as estrelas, ele pensaria no príncipe.
Em suas viagens, o príncipe aprendeu o que significa amar alguém. Ele descobriu o tanto que sua rosa é importante para ele, mesmo que às vezes ela seja difícil. As pessoas que vivem sozinhas nos planetas que o príncipe visita parecem ser uma metáfora da solidão e isolamento entre os adultos. O rei, o homem presunçoso e os outros ficam presos em uma maneira de olhar para si mesmos e interagir com as poucas pessoas que eles encontram, e são incapazes de genuinamente se comunicar. Eles não guardaram nada da mente aberta que podem ter tido quando crianças. O príncipe sai de toda a experiência crendo que vale a pena amar alguém, mesmo que isto algumas vezes traga tristeza.
O principe então volta para seu planeta de uma maneira que o homem acredita que ele morreu e somente seu espírito pode rever sua amada flor!

7

7 leitores:

  • PattyBiscuit on 10 janeiro

    Raquel. primeiro obrigada pelo carinho em dividir comigo
    seu espaco...muito legal e instrutivo! Adoro ler e sempre estou estudando ssobre algum tema....Me lembro que recebi uma encomenda de Rapunzel...e logo fui ler sobre os Irmaos Grimm...amei!
    Agora no Natal recebi da minha filha do meio o
    Le Petit Prince e foi uma surpresa formidavel...Ler o Pequeno Principe em Frances e o que tem de melhor!!
    Sempre vou acompanhar seus post....e sucesso sempre para vc!!
    Bisous
    PattyBiscuit

  • ponxah on 03 maio

    Skrk15@hotmail.com em 2014 estou lendo esse resumo ! ;)

  • Anônimo on 22 agosto

    pifofis15@hotmail.com

  • Anônimo on 14 setembro

    muito bom leal de + !!!

  • Anônimo on 08 maio

    To lendo em 2016 :3

  • Unknown on 08 abril

    shara_eloyz@hotmail.com

  • Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

    Translate

    Divulgue

    Divulgue

    Seguidores